Uncategorized

Causo da Na Cansada

Olá meninas, tudo bem com vocês?

Hoje eu vim dividir um pouco da minha história com vocês, e pedir alguns concelhos também.
Eu e meu namorado, moramos juntos, pois eu já estava cansada em não ter a privacidade que precisávamos lá na casa da minha sogra. Aluguei uma casa, e viemos morar juntos.
Depois disso, senti que a minha sogra começou a se comportar de uma forma estranha. Como o término do namoro do meu namorado com a ex dele foi algo inesperado para a família dele (namoraram durante 3 anos), e a família dele tem uma amizade muito forte com a ex, a mãe dele sempre vinha demonstrando um desconforto quanto ao nosso relacionamento. A ex dele trabalhava na mesma empresa que eu, e ela já chegou a soltar fofocas de que eu estava grávida, sendo que eu estava me tratando de uma suspeita de endometriose, e me prevenindo contra o câncer no útero, pois perdi 2 pessoas da minha família muito importante pra mim por conta da doença. Isso chegou ao ouvido do meu diretor, e eu fui pessoalmente falar com ele, que era mentira e mostrei meus exames para ele, onde ele me pediu mil perdões pelos danos morais que sofri dentro da empresa. E teve muitas picuinhas da parte dela, e eu sempre tentei fingir demência e não dar bola, mesmo que aquilo tudo estivesse me corroendo por dentro.
Depois que nos mudamos, nos separamos uma vez, e eu fui até a casa de minha sogra para agradecer por toda a receptividade que eu tive na casa dela, só que ela falou coisas que me machucou muito, não parava de citar o nome da ex, fez comparações de como ele gostava dela e que devia ser por isso que terminamos. Saí de lá em choque, com o coração apertado e as lágrimas não paravam de escorrer.
1 mês depois, nós voltamos, conversamos e ajustamos nossos erros, e estávamos muito bem, até que a ex dele começou a frequentar a casa da minha sogra e cunhada, era uma amizade tão forçada, que eu resolvi não expor muito a minha relação com meu namorado, pois acredito muito em energias negativas e de invejas, que podem transmitir coisas ruim para o relacionamento.
Desde então, eu não frequento muito mais a casa da minha sogra, e meu namorado só gosta de ir para lá, quando eu vou junto, o que fez com que ele também não frequente muito o local.
Nunca o proibi de ir para lá (e jamais farei isso), mas agora a minha sogra acha que eu que estou afastando ele dela.
Não sou de fazer coisinhas fofas para alguém gostar de mim, não sou de comprar presentes para agradar alguém, pois eu sou eu, e acho que não preciso fazer imagem para que minha sogra goste de mim, tanto pq eu nunca fiz nada que a magoa-se.
Mas agora a situação está delicada, pois minha sogra e minha cunhada me detestam, sendo que eu só estava tentando proteger a minha relação com a pessoa que eu amo. Eu realmente não sei o que fazer, pois creio que não estou errada… Mas eu e meu namorado discutimos muito, pois eu quase não vou para a casa da mãe dele.
Eu trabalho 8 horas por dia, dou aulas de língua estrangeira 3 vezes por semana, faço faculdade, academia e um curso de uma outra língua estrangeira aos sábados. Viajo todo mês para outros estados a trabalho. Quando chega final de semana, a única coisa que eu quero, é dar atenção a minha cachorrinha, ao meu namorado e me deitar para descansar.
Não acho justo ele me cobrar, pois ele não tem a mesma rotina que a minha, ele só trabalha, tem tempo suficiente no meio e semana para visitar a mãe dele.
O que eu preciso fazer? Toda vez nós discutimos por causa da mãe dele, e eu já estou esgotada…
Estava querendo ir falar pessoalmente com a sogra (que não faz nada na vida), e ser direta e clara sobre minha rotina e sobre as chateações que ela está causando.
Eu realmente devo falar com ela? Ou eu preciso abstrair tudo e tentar me controlar toda vez?

Peço desculpas pelo texto comprido, e agradeço desde já a atenção de vocês!

4 comentários em “Causo da Na Cansada

  1. Na Cansada,

    “Estava querendo ir falar pessoalmente com a sogra (que não faz nada na vida), e ser direta e clara sobre minha rotina e sobre as chateações que ela está causando.
    Eu realmente devo falar com ela? Ou eu preciso abstrair tudo e tentar me controlar toda vez?”

    Moça, é a sua sogra que vê você chegar cansada todos os dias? É ela que acompanha de pertinho, intimamente, a sua batalha para dar conta de todas as tarefas, da casa e ainda ter tempo para o seu namorado?

    Não, não é ela.

    Por outro lado, você mora com um cidadão que sabe de toda a sua luta, vê seus sacrifícios, está junto contigo na conquista de uma vida melhor. O problema, aí, é que ele está só FISICAMENTE junto. Empatia, zero.

    Vendo por esse ponto de vista, quem é mesmo que está te atrapalhando? A sogra, que só quer a visita do FILHO – pode ter certeza, de que para ela, a sua presença é dispensável – ou o namorado, que está pouco se lixando para os seus sentimentos, para o seu cansaço?

    Sabe, eu te entendo. É muito mais fácil identificar o problema, aquilo que nos incomoda, do que apontar um culpado. Muitas vezes a culpa é nossa, e quem gosta de admitir isso? Mas outras vezes é da pessoa que amamos, aquela que escolhemos, e fica ainda mais complicado colocar o nome nos bois, pois além de ter que atribuir culpa ao nosso amor, ainda temos que admitir que ele não é perfeito, que é um cidadão que tem muito o que aprender em termos de EMPATIA e DESCONFIÔMETRO. Faz parte do romance não querer que o ser amado tenha falhas, e relutar muito em enxergá-las, mas ele tem. Todos nós temos.

    Não vá incomodar a sua sogra. Quem está cobrando é ELE, quem está dificultando a sua vida com exigências tolas é ELE. Exponha os seus sentimentos de maneira clara, sem raiva, da mesma maneira que fez aqui, e saiba de uma coisa: o NÃO tem um poder incrível, ainda mais se for polido e sem muitas explicações. Quem muito explica, se complica e acaba em briga.

    Boa sorte.

    1. Chorosinha.

      Eu li, li novamente e escorreram lágrimas dos meus olhos.
      Doeu muito, mas doeu pq eu percebi que tudo o que você escreveu, era verdade.
      Eu estava literalmente cega, pois o meu lado racional não estava presente no meu dia a dia, estava me movendo apenas com a emoção.
      Agora que eu li o seu comentário, eu consigo enxergar melhor as coisas e ter mais foco no que preciso “consertar” ou melhorar.
      Encontrei esse site por acaso, e sinceramente, não imaginei que um comentário desse site fosse me fazer enxergar qual era o problema.
      Mas agora eu percebi…
      Quero te agradecer pelo comentário, e vou tentar resolver, acho que já nao estou me importando tanto assim com a resolução, mas vou pegar um impulso e tentar pela última vez!
      Espero que dê certo.
      Obrigada!

  2. Acho q nem precisa dizer nada depois da chorosinha…..
    Amiga para de se expor, foi agradecer a sogra após o término, tentando ser simpática e ja levou na cara, jura q vc considerou se expor dessa forma novamente???

  3. Realmente tá na hora de uma conversa séria com o moço. Como a chorosinha falou ele que não está enxergando seu esforço diário para dar conta de tudo.Vocês estão juntos mas não são colados um no outro. Ele pode muito bem ir ver a mãe sem a sua presença. Evite mesmo ir na sogra , mas incentive seu namorado a ir vê-la. E pense mesmo nessa questão da falta de empatia e compreensão com sua rotina pois se ele não vê isso , ha ainda muitos problemas entre vocês.

Deixe um comentário

